A execução das obras de construção do mais novo berço de navios do Porto de Itaqui, São Luís – MA, o Berço 98, traz uma solução de engenharia otimizada frente as características do projeto estrutural e frente as condições naturais locais (marés, correntezas, ondas e ventos).
A obra está sendo executada, tendo a metodologia de execução das fundações utilizando sistema “cantitravel”, que permite que a obra seja atacada sobre o mar, sem uso de equipamentos flutuantes, trazendo maior segurança construtiva e domínio do prazo contratual, principalmente pelo fato das frentes de serviço ficarem sem a interferência das fortes correntezas e grandes amplitudes de marés existentes no local. Em outras palavras, com este sistema construtivo, as condições de mar deixam de interferir no andamento da obra.
O equipamento “cantitravel” é uma estrutura espacial metálica, bastante robusta, que se move sobre vigas-trilhos, tendo dois guindastes de 200 toneladas operando simultaneamente sobre ela, que cravam e concretam as estacas a frente, permitindo então os avanços sucessivos desta estrutura ao longo do comprimento do píer a ser construído. Uma solução que traz constância, ritmo e segurança humana e ambiental a obra.
Sobre o Berço 98
O projeto está sendo realizado pela SPE (sociedade de propósito específico) formada pela Belov Obras Portuárias, Edeconsil e EXE Engenharia, liderado pelo Grupo Belov, e ao final contará com uma moderna infraestrutura, trilhos para carregadores de navios, sistemas de combate a incêndio, abastecimento de água e energia elétrica, infraestrutura para abastecimento de navios (bunker), sistema de drenagem pluvial, tratamento de efluentes sanitários, banheiros e guarita, além de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e câmeras de vigilância (CFTV).