O Grupo Belov aderiu ao movimento internacional World Cleanup Day e apoiou a realização de três iniciativas que aconteceram no último sábado (20). Equipes na Bahia, Rio de Janeiro e Maranhão uniram esforços para tornar ação ainda mais significativa para a corporação, o meio ambiente e as comunidades mais próximas.
Organizado pela ONG Let’s Do It World, o “Dia Mundial da Limpeza” acontece há alguns anos, mas passou a fazer parte do calendário das Nações Unidas somente no ano passado. Em 2025, o dia escolhido foi o 21 de setembro, e mais de 190 países confirmaram atividades. Além de apoio direto em seus territórios de influência, o Grupo Belov viabilizou a organização voluntária de colaboradores e parceiros. A oportunidade reafirma o compromisso com a sustentabilidade e a preservação de ecossistemas marinhos e áreas verdes, bem como promover interação entre pessoas e instituições.
Na Bahia, 71 voluntários mobilizados pelo Grupo Belov coletaram 1.200 quilos de resíduos ao longo de uma faixa de 700 metros de orla na Praia da Capadócia, em Mapele (Simões Filho). O material continha papel, metal, plásticos, vidro, pneus e até equipamentos como lavadora de roupas, televisores e armadilhas de pesca. Uma equipe também atuou com 6 litros de cloro em pontos de acúmulo de água, contribuindo para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Crianças, adultos, colaboradores e ex-colaboradores, familiares, moradores de Mapele, representantes da Prefeitura municipal, líderes comunitários, pescadores, marisqueiros, barraqueiros de praia e prestadores de serviço transformaram o evento em uma integração, compartilharam um café da manhã, e aproveitaram momentos de música, dança e descontração, além de sorteio de prêmios especiais e palestras educativas. A empresa RETEC, parceira da ação, disponibilizou gratuitamente um caminhão, 2 caçambas de 5m³ e três voluntários, além de garantir a destinação adequada dos resíduos em aterro licenciado classe II.
As parcerias também marcaram o World Cleanup Day em São Luís, no Maranhão, onde o Grupo Belov integra a SPE responsável pela construção do Berço 98. Com organização do Porto do Itaqui, a iniciativa na cidade abraçou a Praça da Família, no Bairro do Bonfim, reunindo participantes de diversas empresas. O apoio consistiu, além do voluntariado, em luvas de látex e sacos para lixo, indispensáveis para a coleta e armazenamento dos resíduos.
E no Rio de Janeiro, 68 voluntários se reuniram novamente no Píer da Piedade, no município de Magé. O local fica a 64 km da capital (e aproximadamente 29km da base de apoio offshore do Grupo Belov) e é bastante frequentado graças aos quiosques, calçadão e a vista que oferece da Baía da Guanabara. Nesta edição, a coleta durou 20 minutos, ao longo de uma faixa de 300 metros, e contou com o apoio da Prefeitura municipal para recolher um total de 330 kg de resíduos, formados principalmente por diversos tipos de plástico, cordas e papelão. No total, os números de resíduos coletados nos três territórios somam mais de 1,5 tonelada, superando o que foi coletado no ano passado.