O Novembro Azul é a campanha global de saúde que aborda o combate ao Câncer de Próstata e foi inspirada no Outubro Rosa. Com foco na saúde do homem, a iniciativa foi adotada no Brasil a partir de 2008 e tem sido uma grande aliada na transformação na redução de mitos que envolvem a doença.
O Câncer de Próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, especialmente a partir dos 60 anos. A campanha enfatiza que homens que possuem histórico da enfermidade na família precisam dar atenção mais cedo à possibilidade de desenvolvimento da doença, assim como aqueles que estão com sobrepeso, possuem algum tipo de obesidade ou outras enfermidades que podem favorecer o surgimento do Câncer de Próstata, e a população afrodescendente, onde está a maior incidência dos casos.
No Brasil, a campanha também tem despertado a atenção para outros aspectos, como a qualidade da higiene íntima dos homens, relacionada aos casos de outro tipo de câncer, o do pênis, que quando não tratado pode levar à amputação. Portanto, o Novembro Azul tem desempenhado um papel educacional e cultural importante em diversos espaços, inclusive no mercado de trabalho, para fomentar o diálogo claro e objetivo, e difundir informação atualizada sobre prevenção, sintomas e tratamentos.
Durante o mês de novembro, o Grupo Belov apoiou a causa através de palestras para as equipes de trabalho, compartilhando informação atualizada com base em autoridades oficiais sobre o tema e ajudou a esclarecer dúvidas. As iniciativas foram executadas com palestras conduzidas por especialistas em saúde, comunicação visual dedicada ao tema e compartilhamento de matérias, manuais e publicações diversificadas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.
BR
EN
ES