A campanha Outubro Rosa é uma das iniciativas de saúde de maior sucesso e adesão, especialmente no mundo corporativo. Com 23 anos de internacionalização, a ação aborda a saúde da mulher com foco no Câncer de mama, uma das enfermidades que mais afeta a população feminina.
Os primeiros registros da campanha são da década de 1980, nos Estados Unidos, mas adesão global aconteceu somente em 2002. No Brasil, o Outubro Rosa também passou abordar outras doenças, como o Câncer do Cólon do Útero, facilitando e ampliando o diálogo com mulheres de todas as idades e camadas sociais.
Anualmente o Grupo Belov apoia a causa promovendo conversas entre as equipes e compartilhando informações atualizadas para estimular e fortalecer um ambiente de trabalho de cuidados constantes. As ações aconteceram especialmente por meio de palestras, conduzidas por especialistas em saúde, de uma comunicação visual dedicada ao tema e da difusão de conteúdo desenvolvido pelo Ministério da Saúde, como guias e cartilhas.
O Câncer de Mama continua sendo o tipo de câncer que mais acomete mulheres no Brasil. O autoexame das mamas ajuda a detectar precocemente a doença, mas não dispensa a consulta com um mastologista, e as chances de cura aumentam se o diagnóstico médico for realizado mais cedo. A mamografia agora é recomendada para mulheres a partir de 40 anos (a faixa de 40 a 49 anos concentra 23% dos casos da doença) e a detecção precoce aumenta as chances de cura.
BR
EN
ES