A Belov Engenharia S.A. iniciou 2026 com um marco relevante em sua trajetória no setor de engenharia portuária, subaquática, de survey e offshore: a assinatura do contrato para execução do abandono permanente de poços marítimos e do descomissionamento completo das jaquetas do Campo de Itaparica, na Baía de Todos os Santos.
Formalizado em 2026, o projeto será executado pelo consórcio Belov-Braserv, e abrange seis poços, contemplando reabilitação estrutural (quando aplicável), abandono permanente, arrasamento, remoção de linhas e sucatas metálicas e descomissionamento integral das jaquetas. Um pacote de operações de elevada complexidade que exige integração entre engenharia, mergulho raso, survey, operações subaquáticas, logística marítima e gestão ambiental.
O prazo contratual é de 360 dias corridos, com mobilização prevista em até 180 dias. A região, inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) da Baía, demanda atenção rigorosa às condicionantes ambientais. O Grupo Belov, líder do consórcio, dá mais um passo importante no segmento, entregando soluções integradas, seguras e sustentáveis em operações offshore.
O Grupo Belov possui experiência comprovada em projetos de descomissionamento, incluindo o desmonte de dois navios (convertidos em duas balsas e uma draga, tendo o aço excedente destinado à reciclagem) e o descomissionamento de todos os faroletes do canal de acesso ao TEMADRE (em Madre de Deus – BA).
BR
EN
ES